Reveja outras expedições

DUAS VISITAS AOS ARENITOS DO BURACO DO PADRE – 1995 / 2019

Acima – Cachoeira do Buraco do Padre, no interior de um cânion arenítico, em forma de dolina, no estado do Paraná No dia 12 de m...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que é a Expedição Fitogeográfica 2012

Texto revisado em dezembro de 2024

Desde 2006, vinha desenvolvendo estudos para publicar uma obra sobre a Fitogeografia do Brasil. A pedra fundamental desta disciplina para mim, até então, era o livro Fitogeografia do Brasil, de Carlos Toledo Rizzini, cuja mais recente edição, revisada por sua filha Cecília Maria Rizzini, data de 1997. Desde então, a Academia realizou avanços surpreendentes sobre a Geografia Botânica do Brasil. Porém, predominou a segmentação, ou a pulverização do conhecimento de cada autor, que se dedicava a determinada região fitogeográfica: Cerrado, Pantanal, Floresta Atlântica, Amazônia, Caatinga, Pampa.

Em 2003, o Geógrafo Aziz Ab'Sáber publicou Os Domínios de Natureza do Brasil, que recebeu novo tratamento, em 2006, no âmbito da obra Ecossistemas do Brasil. Estavam indissociavelmente ligados os temas Geografia lato sensu e a Botânica.

Para se realizar uma atualização de bases e conceitos, era necessário revisar todo o acervo de pesquisas disponíveis, que é farto, integrando-o às demais áreas do conhecimento ambiental: Climatologia, Ecologia, Geomorfologia, enfim tudo indicava um caminho - PAISAGEM.

Quando comecei este blog, os planos eram concluir a obra até o final de 2012, produzindo um livro. Mas, havia necessidade de se conferir diversos aspectos de alguns ecossistemas que ainda suscitavam dúvidas, que careciam de dados fitogeográficos mais atualizados. Surgiu daí a iniciativa da Expedição Fitogeográfica 2012.

E assim foi, sendo previstas pelo menos duas baterias, a saber: 1) Atravessando o Semi-Árido Nordestino, até Belém do Pará, no portal da Floresta Amazônica;  2) Cruzando a Pampa Meridional, o que me levaria até algumas terras uruguaias e argentinas.

Neste blog, passei a comentar algumas dessas viagens, relatando-as de forma leve e interessante, tecendo comentários sobre aspectos naturais das regiões visitadas. O livro FITOGEOGRAFIA DO BRASIL, UMA ATUALIZAÇÃO DE BASES E CONCEITOS foi efetivamente publicado em 20215, pela NAU Editora, onde pode ser encontrado através de vendas online. Espero contar com a cooperação de todos e o portal está aberto, desde já, aos amigos e colaboradores, que escreverão comigo essa obra naturalista.


Acima - Aspecto de um palmeiral de babaçus, na região de Caxias, no Maranhão. A fotografia ilustra o livro Aspectos da Vegetação do Brasil de Dora Amarante Romariz, de 1974

Abaixo - Uma bromélia típica do Semiárido Nordestino Aechmea aquilega contrasta com a Caatinga, ao fundo, no estado da Bahia